Nepotismo: MPRN dá 15 dias para Prefeitura de São Miguel exonerar chefe de gabinete do prefeito
A recomendação do MPRN à Prefeitura de São Miguel também se estende a parentes de vereadores, governador, vice-governador, secretários estaduais, deputados, conselheiros e auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE), membros do Poder Judiciário e do Ministério Público, desde que se caracterize o nepotismo cruzado.
A partir da publicação da recomendação, a Prefeitura deverá exigir que todos os nomeados para cargos comissionados declarem por escrito que não possuem relação de parentesco com autoridades nomeantes ou detentoras de mandato eletivo, em qualquer dos poderes.
O MPRN deu um prazo de 10 dias, após a efetivação das exonerações, para que o prefeito envie cópias dos atos de exoneração e/ou rescisão contratual que se enquadram nas hipóteses mencionadas.
Robson Pires
Em Almino Afonso/RN, essa prática é recorrente, ou seja, em sua segunda gestão, por exemplo, essa iniciada no dia 1º de janeiro deste ano (2025), a prefeita Dra. Jéssica Amorim (MDB) manteve familiares seus e de políticos aliados como seus auxiliares. Pai (2), mãe (1) de vereadores, uma filha e dois sobrinhos do deputado estadual Dr. Bernardo Amorim (PSDB), que é pai da prefeita, estão entre alguns dos (as) nomeados (as).
Com a palavra...