A Rua Severino Lopes (fotos), localizada em frente ao Ginásio Poliesportivo Zilmar Leite Dantas Filho, sempre foi um espaço coletivo de convivência e circulação para moradores e visitantes de Almino Afonso-RN. Ainda assim, ao longo dos últimos anos, o local vem sendo alvo de decisões administrativas que revelam descaso, improviso e profundo distanciamento da realidade vivida pela população.
Durante oito anos de gestão, em dois mandatos consecutivos, o então prefeito Lawrence Amorim - que nunca residiu no município - determinou a retirada de toda a iluminação pública existente no canteiro da via, chegando ao ponto de mandar arrancar os postes que garantiam segurança, visibilidade e tranquilidade à comunidade, especialmente no período noturno.
Agora, o enredo se repete. A prefeita Dra. Jéssica Amorim (MDB), em seu primeiro ano do segundo mandato, também sem nunca ter residido em Almino Afonso-RN, decidiu mandar arrancar os bancos instalados no local. Um detalhe simbólico e revelador: Lawrence Amorim e Jéssica Amorim são primos legítimos, o que reforça a continuidade de uma mesma lógica administrativa - a de destruir, em vez de cuidar; retirar, em vez de recuperar.
Os pilares que aparecem nas imagens não serviam apenas como base para os bancos, eles também sustentavam os antigos postes de iluminação. O caminho mais correto, responsável e respeitoso com o dinheiro público e com a população teria sido consertar, revitalizar e preservar o que estava se deteriorando - não eliminar um espaço tão importante para o convívio social.
A destruição intencional de bens públicos é, em qualquer circunstância, classificada como vandalismo. Quando essa prática parte do próprio poder público, o dano é ainda mais grave, pois atinge diretamente o patrimônio coletivo, enfraquece o sentimento de pertencimento e agride a dignidade da população.
A Rua Severino Lopes não atende apenas os moradores do entorno, mas toda a comunidade que frequenta eventos esportivos, culturais e comunitários no ginásio. Retirar bancos e iluminação não resolve problema urbano algum - apenas aprofunda a sensação de abandono, insegurança e negligência administrativa.
É preciso, porém, ampliar o debate. Esse cenário de descaso não se sustenta apenas por decisões isoladas de gestores. O povo, especialmente as eleitoras e os eleitores de Almino Afonso-RN, também têm responsabilidade, na medida em que continuam aprovando, nas urnas, administrações que há muito tempo vêm desmontando espaços públicos essenciais para a própria população.
Com a palavra, os vereadores do município, a quem cabe fiscalizar, cobrar explicações e defender o interesse coletivo. E, sobretudo, com a palavra o povo de Almino Afonso-RN: até quando aceitar a destruição do que é seu como se fosse algo normal?