O jovem comerciante "Victor", ao usar a Tribuna Popular da Câmara Municipal, disse que para instalar sua "barraca" no entorno do local onde foram realizados os shows carnavalescos em Almino Afonso-RN este ano, teve que atender às exigências determinadas pela prefeitura, que foi a responsável pela festa. A exigência maior, segundo o comerciante, foi no que diz respeito ao cumprimento das normas de segurança elétrica. O Corpo de Bombeiros, que foi o órgão responsável pela fiscalização dessas instalações, autorizou o funcionamento de 15 barracas. Depois dessa inspeção, outros (as) comerciantes chegaram e começaram a se instalar no local e, para isso, tiveram que usar extensões elétricas ("gatos"). Com isso, as determinações do Corpo de Bombeiros foram desrespeitadas e, pior, aumentaram os riscos de incêndios.
Por fim, Victor, que estava representando os demais comerciantes locais, esses em sua maioria do ramo de lanches (muitos ali presentes), pediu para que a prefeita, nos próximos eventos, ali a serem realizados, dê prioridade aos comerciantes do município e que o número de inscritos seja respeitado e que as recomendações, principalmente as que se referem à segurança elétrica, sejam cumpridas.
Se não bastassem esses transtornos, também foram muitas as queixas dos foliões quanto ao não cumprimento dos horários por parte das bandas responsáveis pelos shows, inclusive teve uma que não compareceu.
Em seguida, ainda de acordo com informações aqui chegadas (essas via e-mail), o Senhor "Son", residente na rua Francisca Maria da Silva, no Bairro Manoel Nascimento de Paiva, também fez uso daquela tribuna para reclamar do estado de precariedade em que se encontram partes das ruas onde mora e Francisco Viturino e pedir solução. Indignado, Son disse que, quando chove, as pessoas que moram naquelas localidades ficam impedidas de se deslocarem e, quando não chove, os esgotos a céu aberto também dificultam delas e das que por ali passam de transitarem. Se não bastasse tamanho abandono, indagou Son: Qual o motivo para a não conclusão em todas as suas extensões do calçamento daquelas ruas?
Para encerrar, Son externou o desejo de também levar ao conhecimento da prefeita aquelas situações, mas, infelizmente, a prefeita não mora no município. Concluiu.
“A omissão de quem pode e não auxilia o povo é comparável a um crime que se pratica contra a comunidade inteira”
CHICO XAVIER - Um dos mais importantes médiuns do mundo, falecido em 2002.
A Tribuna Popular, também conhecida como Tribuna Livre, é o espaço reservado nos dias de reuniões ordinárias, antes de iniciar o expediente e a ordem do dia, para exposições de assuntos de interesse público de cidadãos, associações de bairros, entidades civis, estudantis...