O Programa Farmácia Popular do Brasil - PFPB é um programa do Governo Federal que visa complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, por meio de parceria com farmácias da rede privada. Dessa forma, além das Unidades Básicas de Saúde e farmácias municipais, o cidadão pode obter medicamentos nas farmácias credenciadas ao Farmácia Popular.
A partir de 14 de fevereiro de 2025, o Programa Farmácia Popular passou a disponibilizar gratuitamente 100% dos medicamentos e insumos de seu elenco à população brasileira. O programa atende 12 indicações, contemplando medicamentos para hipertensão, diabetes, asma, osteoporose, dislipidemia (colesterol alto), rinite, doença de Parkinson, glaucoma, diabetes mellitus associada a doenças cardiovasculares e anticoncepção. Além disso, oferece fraldas geriátricas para pessoas com incontinência e absorventes higiênicos para beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual.
Na lista de farmácias credenciadas do Ministério da Saúde, atualizada em 31 de dezembro de 2024, o município de Almino Afonso/RN não contava com esse tipo de farmácia.
No anexo I do edital de convocação para credenciamento no Programa Farmácia Popular do Brasil, atualizado em 14 de fevereiro de 2025, constam 02 (duas) vagas disponíveis para o município de Almino Afonso/RN, que tem hoje 05 (cinco) farmácias abertas.
Esperamos que os proprietários desses estabelecimentos se inscrevam no programa.