domingo, 22 de outubro de 2023

Pais de estudantes da Zona Rural de Almino Afonso/RN, devido à ônibus escolar quebrado, tem que se virar para levá-los à escola

Carla na na Tribuna Popular
Estudante Emanoel ao lao da vereadora Aldi
Conselheiro Tutela Xavier na Tribuna Popular
Conselheiro Tutelar Waguinho, também na Tribuna Popular
Pessoas presentes na sessão

Há mais de 30 (trinta) dias que pais de estudantes residentes no Sítio Três Altos, na Zona Rural do Município de Almino Afonso/RN, tem que "se virar" para conduzir seus filhos à escola onde estudam. 

"O problema ocorre devido a gestão da prefeita Dra. Jéssica Amorim (MDB) deixar que os ônibus que transportam esses (as) alunos (as), isso por falta de manutenção, quebrem com frequência", dizem os pais.  

Ao tomar conhecimento de tamanho descaso e por se tratar de crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar do Município fez uma visita àquela comunidade e depois de ouvir os pais e responsáveis por aqueles (as) jovens estudantes, os convenceram a procurar seus direitos, esses garantidos em lei. Com isso, foi dado o primeiro passo na procura de uma solução. 

Na última sexta-feira (20/10/2023), com o comparecimento de pais e filhos (as) estudantes à Câmara Municipal, foi dado mais um passo no sentido de solucionar tão grave problema. Uma mãe, dois conselheiros tutelares e um estudante, representando os demais, fizeram  uso da palavra na Tribuna Popular na sessão ali realizada e depois de externar muita indignação pediram o apoio dos (as) vereadores (as).

A representante dos pais disse que para os filhos não ficarem sem aulas tinham que se virar, e citou como um exemplo ter que largar o trabalho. Espero que essa situação seja logo resolvida e que ao retornar a normalidade também seja colocada uma pessoa para acompanhar aquelas crianças no ônibus, pois não tem como o motorista fazer isso sozinho. Já o estudante Emanoel, que é uma pessoa com deficiência, ao dizer que aquela situação é inadmissível e pedir que à prefeita alugasse outro transporte para substituir o quebrado, pois muitos pais não tem condições financeiras para arcar com as despesas daquele deslocamento, comoveu a todos, principalmente à vereadora e quatro dos cinco vereadores presentes. 

Por último, os conselheiros tutelares Xavier e Waguinho, à vereadora Aldi e os vereadores Quinquinho, Júnior de Mourão, Jorginho e Celinho, em seus pronunciamentos, se manifestaram com muita revolta com aquela injustiça e disseram que vão lutar para que o problema seja resolvido o mais breve possível.

Mais um fato lamentável no município que tem o nome de um dos maiores políticos e  abolicionistas deste país.