quarta-feira, 29 de março de 2023

Alto índice de mortalidade de cães está preocupando a população do município de Almino Afonso/RN


A população da cidade de Almino Afonso-RN está bastante preocupada com uma espécie de virose que têm atingido os cães (cachorros e cadelas) no município nos últimos dias. Os animais apresentam o seguinte quadro: ficam sem se alimentar, apresentam perda de peso, ficam tropos e babando, e consequentemente evoluindo à óbito em poucos dias, ou seja, apresentam sintomas similares ao Calazar.

O Calazar é uma doença não contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado.

Em um áudio enviado para Whatsapp da rádio, na ultima segunda-feira 27 de Março, no qual se dirige a Jean Garotinho, diretor e comunicador da FM Educativa; o popular Carlinhos Mototáxi expressa toda a sua preocupação com o assunto, pelo fato de ser pai de família, e disse aproveitar da força da rádio para pedir providencias por parte do poder publico municipal ou pelos menos um esclarecimento que possa tranquilizar a população que esta assustada com o alto índice de mortalidade dos cães, segundo ele só no Francisco Godeiro Carlos, bairro onde mora, três cachorros morreram na ultima semana e existe o relato de que vários outros apresentam os mesmos sintomas da doença.

Carlinhos também procurou pessoalmente a secretaria municipal de saúde e ouviu por parte de Antonio Filho, agente de endemias do município, que pode se tratar de uma doença chamada de Cinomose, que existe tratamento, porém é de alto custo e não transmite para humanos, no entanto ainda não existe uma comprovação científica que ateste que de fato se trata desta doença, uma vez que aproximadamente há dez anos foi enviado a secretária estadual de saúde, hemogramas de cinco cães para analise e até o presente momento o município ainda não recebeu o resultado destes exames. A falta de um diagnóstico exato da doença deixa a população mais aflita, pois pode se tratar de um vírus transmissível para humanos, a FM Educativa também procurou o agente de endemias e ouviu por parte dele a mesma versão.

A Cinomose é uma doença contagiosa transmitida pelo contato com outros cachorros infectados. A transmissão acontece através da respiração em ambientes contaminados ou pela interação com objetos que foram usados por cachorros doentes. O vírus da Cinomose é muito resistente no ambiente.

Ouça o áudio de Carlinhos Mototáxi clicando no link a seguir - u00c1udio.mp3

FM Educativa
Por Jean Garotinho