segunda-feira, 12 de abril de 2021

Prefeitura de Almino Afonso/RN está utilizando ônibus escolar para transportar doentes para Mossoró/RN

Há vários dias, inclusive hoje, que a prefeita de Almino Afonso/RN colocou um transporte escolar - ônibus amarelinho - para transportar pessoas doentes que fazem tratamento contra o câncer e hemodiálise, por exemplos, na cidade de Mossoró/RN. O percurso entre as duas cidades é de 250 Km (somando ida e volta). 

Hospital e Maternidade Abel Belarmino de Amorim em Almino Afonso/RN

As pessoas (doentes e acompanhantes) estão reclamando do desconforto e indignadas, dizem: "Isso é humilhante. É mais sofrimento para quem já está sofrendo com a doença. Transporte escolar é para estudantes, que são jovens". 

É do conhecimento de todos(as) que o veículo que fazia o transporte dessas pessoas pegou fogo depois de sair da pista, e por sorte ninguém se feriu. Porém, não se justifica transportar esses(as) doentes sem condições para tal. O correto seria alugar um ou mais transportes adequados.

Resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), deixa claro que o uso desses ônibus é exclusivamente para o transporte de estudantes, ou seja, os mesmos foram padronizados para esse fim.