quinta-feira, 4 de março de 2021

Prefeita de Almino Afonso/RN publica mais um decreto no sentido de diminuir aglomerações

Em um dos itens das considerações feitas pela prefeita de Almino Afonso/RN, Drª Jéssica Amorim (MDB), no Decreto Municipal publicado hoje (04/03/2021), no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, a mesma cita as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), das autoridades sanitárias do Brasil e do Estado. A recomendação é a seguinte: "no sentido de se buscar diminuir a aglomeração e o fluxo de pessoas em espaços coletivos mediante o isolamento social, para mitigar a disseminação do novo coronavírus (COVID-19)". 

Hospital Abel Belarmino de Amorim em Almino Afonso/RN

Pois bem! 

Na pratica são muitas as pessoas que não estão cumprindo tal decreto, inclusive a prefeita. Prova disso são as pessoas que estão sendo trazidas de outros municípios para serem cirurgiadas no hospital local. Só essa semana, por exemplo, foram realizados dois mutirões para cirurgias de catarata e, de acordo com o decreto, isso deve ser evitado, pois  provoca aglomeração. Esse tipo de cirurgia é eletiva, ou seja, não é de urgência.

"Estamos vivendo o pior momento da pandemia, são quase duas mil mortes por Covid-19 por dia, a vacina é lenta... e nós que cumprimos as determinações das autoridades não queremos pegar essa doença e nem transmiti-la para ninguém. Esperamos que todos cumpram esses decretos, principalmente a autoridade que o faz". Palavras de cidadãos e cidadãs preocupados(as) com a saúde local.