sábado, 14 de julho de 2018

Almino Afonso/RN: Lamentável!

Através da Lei nº  4.931 de 28 de janeiro de 1980 (publicada no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, em 29 de janeiro de 1980), artigo 246, o município de Almino Afonso-RN foi elevado a Comarca de Primeira Entrância, com termos judiciários dos municípios de Rafael Godeiro-RN, Frutuoso Gomes-RN e Lucrécia-RN. Na mesma ocasião deu-se a criação da Promotoria de Justiça.

Resultado de imagem para sede da comarca de almino afonso rn
Sede da Comarca em Almino Afonso/RN

Agora, mais de 38 anos depois de sua criação, alegando pouca demanda, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) determinou que o TJRN confirme o seu fechamento, ou seja, que a  mesma seja agregada a de Patu/RN. Para isso, o TJRN (Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte) marcou uma sessão para o dia 25 deste.

Casa do Juiz

Com um universo populacional de 17.452 habitantes (Patu/RN e Messias Targino/RN), a Comarca de Patu/RN tem funcionado de forma lenta, exemplo disso é a demora na expedição de um pedido de interdição, que muitas vezes chega a demorar mais de ano. Com a agregação da Comarca de Almino Afonso/RN, essa formada por quatro municípios que, segundo estimativas do IBGE (2017), somam 16.270 habitantes, a demanda aumentará e consequentemente os serviços ficarão mais lentos ainda, e o pior, o cidadão que arca com todas as despesas ficará mais distante de tão importante órgão. 

Resultado de imagem para sede da comarca de almino afonso rn
Sede da Promotoria de Justiça em Almino Afonso/RN

Com essa decisão, a Promotoria de Justiça também terá o mesmo destino. Lamentável!