domingo, 7 de fevereiro de 2016

Almino Afonso/RN: Isso também é saúde!

Enquanto o mundo se mobiliza para combater o mosquito Aedes aegypti, a prefeitura municipal de Almino Afonso/RN não está nem aí para o problema. Prova disso é um tanque aberto (fotos) existente ao lado do cemitério velho que há muito tempo se encontra com água e sem nenhum cuidado, proporcionando, assim, um ambiente favorável para a procriação do tão temido inseto e o responsável por isso é o prefeito Lawrence Amorim (PMDB), pois o tanque se encontra em uma área pública pertencente a prefeitura.




Dengue, zika vírus e chikungunya são as três principais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O zica virus também é um dos responsáveis pela microcefalia.


"Entenda o ciclo reprodutivo do mosquito transmissor do vírus da dengue.


O acasalamento do Aedes aegypti se dá dentro ou ao redor das habitações, geralmente nos primeiros dias depois que o mosquito chega à fase adulta. É preciso somente uma cópula para a reprodução ser concretizada, pois a fêmea guarda o esperma na espermateca. Após a cópula, as fêmeas precisam realizar a hematofogia (alimentação com sangue) importante para o desenvolvimento completo dos ovos e sua maturação nos ovários Normalmente, as fêmeas do Aedes aegypti encontram-se aptas para a postura de ovos três dias após a ingestão de sangue, passando então a procurar local para desovar.

A desova acontece, preferencialmente, em criadouros com água limpa e parada. Os ovos são depositados nas paredes do criadouro, bem próximo à superfície da água, porém não diretamente sobre o líquido. Daí a importância de lavar, com escova ou palha de aço, as paredes dos recipientes que não podem ser eliminados, onde o ovo pode permanecer grudado."