segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Almino Afonso/RN completa 61 anos de emancipação política.

Nossa Bandeira

Em 24 de novembro de 1953, através da Lei nº 912, o Distrito de Almino Afonso/RN foi transformado em município.

Igreja Matriz em 1953
Igreja Matriz em 2014
Sede da Prefeitura em 1953
Sede da Prefeitura 2014
Francisco Andrade dos Santos (Chico de Lalá) - primeiro prefeito de Almino Afonso/RN

Lawrence Amorim (atual prefeito)

Em sua segunda página, do dia 16 de dezembro de 1953 – 22 dias depois da emancipação política do município de Almino Afonso/RN -, o jornal “O Mossoroense, a pedido da senhora Dina Lemos Soares, publicou uma carta dirigida ao povo de Almino Afonso-RN, onde consta o seguinte conteúdo:

A pedido

AO POVO DE ALMINO AFONSO

Da Sra. Dina Lemos Soares de Araújo, distinta esposa do Dr. Gil Soares, ex-deputado federal, recebemos, com pedido de publicação, a seguinte mensagem, sob o título acima:

No interior do Brasil, nenhum movimento inspira, hoje, mais simpatia do que o esforço e a perseverança com que muitas pessoas, de todas as classes, procuram elevar a Município o distrito administrativo em que vivem e trabalham.
Há vinte anos participo de todas as campanhas contra as forças conservadoras da política do nosso Estado. Basta isso para explicar a justa alegria com que vejo surgirem 18 municípios no Rio Grande do Norte, numa admirável iniciativa em prol do progresso da terra e do bem-estar do povo.
Pelas colunas de “O Mossoroense”, brilhante órgão de imprensa potiguar, dirijo-me, neste instante, especialmente aos valorosos correligionários de ALMINO AFONSO, ao lado dos quais tantas vezes tenho lutado e, ainda, o fiz em favor da autonomia conseguida; dirijo-me também aos bravos e generosos descendentes dos meus antepassados, que ali vivem; e aos militantes de outros partidos que, numa alta compreensão cívica, colaboraram na criação do Município:
Todos vós – que enfrentastes interesses estabelecidos, à incrível mentalidade de velhos chefes locais e tudo quanto de retrógrado surgiu no vosso caminho – todos vós, repito, fostes dignos da memória do inolvidável paladino da República nascido nesse florescente rincão que tem o seu próprio nome.
Elevemos, neste momento, uma prece por DIX-SEPT ROSADO, o político tão progressista, que, naquela radiosa manhã de 1950 e nas vésperas da inesquecível vitória, já vos anunciava a autonomia, diante da estação ferroviária, com estas vibrantes palavras: “Povo do futuro Município de Almino Afonso!”
Agora, para garantia da prosperidade da vossa terra, escolhei os seus dirigentes entre os capazes e honestos, os que trabalham e produzem, os cidadãos de espírito RENOVADOR sinceramente voltados para o bem público.

Ganhastes a primeira batalha!
Sêde felizes!

Rio de Janeiro, novembro de 1953.

DINA LEMOS SOARES.