sábado, 8 de setembro de 2012

Bernardo César Carlos Belarmino de Amorim - décimo primeiro e décimo segundo prefeito eleito pelo município de Almino Afonso/RN


Bernardo César Carlos Belarmino de Amorim – médico e político – nasceu em Mossoró/RN, no dia 24 de agosto 1967. É filho do senhor Abel Belarmino de Amorim e da senhora Geralcina Carlos de Castro e casado com a senhora Kaline Cristiane Pereira de Andrade.
            Em 01 de outubro de 2000, os senhores Bernardo César Carlos Belarmino de Amorim e Nelson Almeida da Costa foram eleitos, respectivamente, prefeito e vice-prefeito de Almino Afonso/RN, recebendo um total de 1702 (mil setecentos e dois) votos. Os senhores José Fernandes Carlos e Lívio Américo Maia, prefeito e vice, respectivamente, tentaram a reeleição, obtendo 1424 (mil quatrocentos e vinte e quatro) votos. Duas outras chapas concorreram nesse pleito: uma composta por José Hildo Godeiro Carlos (prefeito) e Ernani Carlos de Amorim (vice), que tiveram o apoio de 470 (quatrocentos e setenta) eleitores; outra formada por Valdenilson Severino da Silva (Zeca do PT), candidato a prefeito, e seu companheiro, Joselito Ferreira dos Santos (Napoli), candidato a vice, os quais conseguiram o apoio de 05 (cinco) eleitores. Essa foi, no nosso município, a primeira eleição para prefeito, vice-prefeito e vereadores cujo voto se deu através da urna eletrônica.
            No dia 01 de janeiro de 2001, foram empossados os senhores Bernardo César Carlos Belarmino de Amorim (prefeito), Nelson Almeida da Costa (vice-prefeito pela terceira vez), a vereadora Adailza Leite Dantas Carlos (Vice-Presidenta) e os vereadores Francisco Cleilson Carlos de Araújo (Presidente); José Nunes de Araújo (Primeiro Secretário); Francisco Pedro de Oliveira Neto (Segundo Secretário); Antônio Nunes Chavante; Jaime Carlos da Silva; Edinaldo Xavier de Oliveira; Aurinilson Leão Carlos Filho e Jorge Batista Torres, todos eleitos no mesmo pleito, para um mandato que se findaria em 31 de dezembro de 2004.
            Candidato à reeleição, o senhor Bernardo César Carlos Belarmino de Amorim, desta vez tendo como candidato a vice-prefeito o empresário Lívio Américo Maia, foi eleito com uma votação de 2601 (dois mil seiscentos e um) votos. A chapa de oposição era composta por Francisco Cleilson Carlos de Araújo, candidato a prefeito, e Fernanda Carlos Maia Suassuna, candidata a vice-prefeita, os quais obtiveram, na oportunidade, o apoio de 1665 (mil seiscentos e sessenta e cinco) eleitores.
            No dia 01 de janeiro de 2005, foram empossados os senhores Bernardo César Carlos Belarmino de Amorim (prefeito reeleito), Lívio Américo Maia (vice-prefeito pela segunda vez), a vereadora Ilná Maia Fernandes e os vereadores José Nunes de Araújo (Presidente); Irineu Miranda de Abreu (Vice-Presidente); Aurinilson Leão Carlos Filho (Primeiro Secretário); Edinaldo Xavier de Oliveira (Segundo Secretário); Wessmuller Carlos Evangelista; Francisco Godeiro Carlos Neto; Jorge Batista Torres e José Aderson Alves, todos eleitos no mesmo pleito, para um mandato que se findará em 31 de dezembro de 2008. Essa foi a primeira posse de prefeito e vice-prefeito realizada na sede da Câmara Municipal.
            A vereadora Ilná Maia Fernandes, por motivos de saúde, licenciou-se do cargo e sua vaga foi assumida pelo primeiro suplente Ivanildo Ferreira da Silva (Sorte) que foi empossado em 01 de fevereiro de 2006.
            O vereador José Aderson Alves sucedeu o então presidente José Nunes de Araújo.

Fonte: ALMINO AFONSO-RN. NOSSA TERRA, NOSSA HISTÓRIA. Livro escrito por Cleilson Carlos.