quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Jacaré no Sertão !

O Oeste Potiguar poderá, em breve, ter um indesejado morador  - o jacaré - e em larga escala.Tudo começou (segundo conta-se na Imprensa Potiguar) na cidade de Luis Gomes - RN. Uma pessoa iniciou uma criação de jacarés e perdeu o controle . Os jacarés aproveitaram o período das enchentes e desceram rios e córregos abaixo povoando nossa região. Onde estava o IBAMA que não coibiu ?
Em Mossoró já foram capturados vários jacarés que chegaram pelas águas dos rios e córregos.
Nós, seres humanos, estamos em nosso habitat natural e os jacarés, não. Pergunto: Quem o IBAMA irá defender?
Agora pode ser tarde. Os rios, açudes e barragens  do Oeste Potiguar podem estar cheios deste novo habitante.
Com a boca daquele tamanho vai engolir nossas traíras, piabas, tucunarés, corrós, curimatãs, piaus, tilápias, apanharís e até gente !Quem mora às margens de açudes, barragens e rios que fiquem atentos para o perigo! Com certeza, os jacarés irão nos perturbar, e muito, se nada for feito logo para impedir que se proliferem cada vez mais.
Nossas galinhas, bezerros e até gente (coitados!) estarão em perigo.
O melhor lugar para se morar no Sertão é próximo aos açudes, rios, barragens e lagoas.
Agora, prá onde vai nossa tranquilidade? O bicho já pegou. Num futuro, bem breve, poderemos ter que deixar os sítios e irmos favelizar mais e mais às cidades. Quem quer dividir sua morada com um monte de jacaré? Coitado de nós! Mordida à vista!
Que não aceitemos essa situação de braços cruzados. Unamo-nos!
Com o inverno chegando (Tomara que vanha logo), os jacarés terão oportunidade ímpar de povoarem todos os açudes , rios e barragens do Oeste Potiguar!  Você, tem alguém que mora próximo aos açudes, rios...?
Basta uma pessoa ser atacada pelos indesejados jacarés que toda mídia nacional fará um grande alarde: Ataque de jacaré no sertão! E aí o governo irá sobrevoar nossa região e o resto vocês já sabem como é que fica...
CURIOSIDADE: Potiguar, etimologicamente, significa comedor de camarão. E agora, seremos comedores de jacaré? Não, né!!! 
Jacarés me mordam, não!
Retornarei ao assunto.

Prof. Geilson Carlos