sábado, 7 de janeiro de 2012

Chuva - nosso inverno

Cadẽ a BARRA DO NATAL ?


Levantei-me cedinho (de hábito- às 4:00 hs)... E fui para o terreiro observar nossa aurora - amanhecer- na expectativa de ver um bom sinal de inverno para o ano vindouro e nada de vir a barra do natal que tanto animaria os sertanejos que acreditam nas experiências da natureza. Olhei, olhei em todas as direções e horizontes possíveis e nada de barra do natal .  E agora!!!  " O sol nasceu bem vermeio" para  infelicitar o sonho de bom inverno de muitos "severinos" de João   Cabral de  Melo Neto. Só que, Patativa do Assaré, vaticinou em A Triste Partida:
Chegou o natal
porém barra não veio
o sol bem vermeio
nasceu munto além
na copa da mata
buzina a cigarra
ninguém vê a barra
pois barra não tem
...
Não fiz experiência  com as pedras de sal. Saiba como é: vocễ escreve,em uma tábua,o nome dos seis meses , iniciais, do ano e coloca pedras de sal em cima de cada mês -  colocar, no terreiro, na noite que antecede o dia de Santa Luzia - olhar,na manhã do dia seguinte, os meses que apresentam-se molhados ou não.Os bem molhados significam que serão de chuvas fortes - menos molhados,de pouca chuva e não molhado que não havetá chuva naquele mês.  Êta povo de fé!!!
A parafernalha científica está prevendo que os três primeiros meses do ano seão de bom inverno . Que seja! Lembrei-me da última corrida de Fórmula 1 no Brasil, bem recente, em outubro e a meteorologia previa chuva , e muita; durante o transcorrer da corrida  e os locutores bradavam pela chuva para que os brsileiros se dessem bem. Erraram em cheio e os pilotos tupiniquins se deram mal! Que acertem em relação ao nosso inverno!
Ah, ia esquecendo! Não ouvi , na copa da mata, o canto da cigarra. Só falta o canto da acauã (cuã - cauã) não importa , o importante é que o sertanejo continue com suas crendices. E por falar em acauã,  reportarei ao velho e saudoso Luiz Gonzaga, com sua voz de ouro, cantando :
Acauã vive cantando,
chamando a seca pro sertão
te cala acauã
que é prá chuva voltar cedo.
Que me desculpe os versos acima, eu não vejo como auguro (augôro - argôro) uma ave emitir um som tão bonito e a taxarem de augurenta. Até porque tenho observado que ela sempre canta no inverno  e não no verão. Que cante a acauã e todos os demais  !    
Que chegue o dia de São José  e o período junino com muito milho verde...

Que se abracem, impossível, CIÊNCIA  x  EXPERIÊNCIA SERTANEJA !!!    E acertem!!!