terça-feira, 17 de junho de 2025
segunda-feira, 16 de junho de 2025
A Equipe Gestora da Escola Estadual Clodomir Chaves em Almino Afonso-RN expressa sua gratidão aos que contribuíram com a realização de mais um arraiá do CLÔ
Gostaríamos de expressar nossa mais sincera gratidão a todos que contribuíram para o sucesso do nosso lindo Arraiá do Clô. Este evento é mais do que uma simples festa junina: é um verdadeiro momento de integração, valorização da cultura popular e fortalecimento dos laços entre escola e comunidade.
Agradecemos, primeiramente, aos professores, funcionários e ex funcionários, o nosso muito obrigado por toda a ajuda na organização, decoração, montagem, as comidas e apoio nos bastidores. Sem vocês, nada disso seria possível!
Corpus Christi será celebrado com procissão e missa em Almino Afonso-RN nesta quinta-feira (19/06/2025)
Na próxima quinta-feira, 19 de junho de 2025, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Almino Afonso-RN, convida toda a comunidade a participar de uma das mais importantes celebrações da fé católica: a Solenidade de Corpus Christi.
A programação terá início às 19h, com a tradicional procissão pelas ruas da cidade, seguida da Santa Missa, presidida pelo Pe. Wauleson. Será um momento de intensa espiritualidade, adoração e renovação da fé na presença real de Cristo na Eucaristia.
Corpus Christi, que em latim significa “Corpo de Cristo”, é uma celebração que reforça a fé católica na presença real de Jesus na Eucaristia - o pão e o vinho consagrados que, segundo a doutrina da Igreja, tornam-se o Corpo e o Sangue de Cristo.
A festa é realizada sempre na quinta-feira após a solenidade da Santíssima Trindade, recordando a instituição da Eucaristia na Última Ceia. Mais do que uma tradição, Corpus Christi é um convite à adoração e ao testemunho público da fé.
O padre Wauleson destacou a importância da participação de todos:
"Corpus Christi é uma oportunidade de levar Jesus às ruas, de mostrar que Ele caminha conosco. Convido todos a se unirem em oração, como uma só Igreja, proclamando com fé: 'Bendito seja Deus no Santíssimo Sacramento do altar.'"Almino Afonso-RN: Chuva 2025
sábado, 14 de junho de 2025
Com duas abstenções, vereadores de Almino Afonso-RN aprovam contas de ex-prefeito reprovadas pelo TCE-RN, e assim, ignoram mais uma vez a Constituição Federal
Em sessão realizada ontem (13/06/2025), a Câmara Municipal de Almino Afonso-RN voltou a protagonizar decisões polêmicas. Com as abstenções dos vereadores Júnior de Mourão e Waguinho, os demais vereadores aprovaram as contas do ex-prefeito e atual deputado estadual Dr. Bernardo Amorim (PSDB), que haviam sido reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN).
Não é a primeira vez que a Câmara de Almino Afonso-RN desafia princípios constitucionais. No início deste ano (01/01/2025), o Legislativo local realizou de forma antecipada a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2027/2028, o que também foi considerado inconstitucional pelo Ministério Público do RN (MPRN). A eleição foi anulada e uma nova deverá ocorrer entre 1º de novembro e 15 de dezembro de 2026.
Na tribuna da Câmara Municipal, o vereador Waguinho relatou sua participação em uma importante agenda na cidade de Natal-RN, com foco na questão do abastecimento de água em Almino Afonso-RN. Durante a visita, ele entregou pessoalmente o relatório da audiência pública realizada no dia 29 de maio, na própria Câmara Municipal, que tratou da provável crise no abastecimento de água do município, em razão da escassez de chuvas e do consequente esvaziamento do açude público Lauro Maia - principal reservatório responsável pelo fornecimento de água à cidade.
O documento foi entregue ao presidente da CAERN, Roberto Linhares, ao IGARN (Instituto de Gestão das Águas do RN), à SEMARH (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos). Na Assembleia Legislativa do RN, o relatório foi entregue nos gabinetes dos deputados estaduais Galeno Torquato (PSDB), Dr. Bernardo Amorim (PSDB), Francisco do PT e da deputada Divaneide Basílio (PT).
A deputada Divaneide Basílio, inclusive, participou presencialmente da audiência realizada na sede da CAERN, reforçando seu compromisso com as demandas da população de Almino Afonso/RN.
O vereador Waguinho esteve acompanhado em toda a agenda na capital pelo ex-vereador Cleilson Carlos, conhecido como "O Bode", do PCdoB.
Durante a mesma sessão, o vereador Waguinho trouxe à tona denúncias sobre problemas enfrentados pela população. Ele apresentou uma indicação solicitando à prefeita a solução urgente para os transtornos causados pela fossa do abatedouro municipal, que estaria provocando forte mau cheiro e expondo os moradores da Rua Luíza Carlos, no bairro Francisco de Souza Nunes (Estação), à essa fedentina, pelo menos três dias por semana.
“Não aguentamos mais essa fedentina”, relatou um morador, que afirmou que pretende acionar os órgãos de saúde do Estado e o IDEMA para exigir providências.
Além disso, o parlamentar denunciou a paralisação do transporte escolar na zona rural. Alunos do Sítio Poço, por exemplo, estão há uma semana sem o serviço devido à quebra de ônibus escolares, o que tem prejudicado diretamente a frequência às aulas.
Outro tema abordado por Waguinho foi a circulação de boatos de que os festejos juninos deste ano não seriam realizados por conta da audiência pública promovida pela oposição para discutir a crise hídrica no município. O vereador lamentou os rumores e destacou que a existência de decreto de calamidade pública por escassez de água na zona rural não impede a realização dos eventos juninos, prova disso é que este ano foi realizado o carnaval.
“Em outras edições da festa, a situação era parecida, e mesmo assim o evento foi realizado. Não podemos usar isso como desculpa para politizar um problema sério”, afirmou o parlamentar.
Por fim, o vereador cobrou uma resposta da prefeita Dra. Jéssica Amorim quanto ao retorno do pagamento dos aluguéis sociais para famílias em situação de vulnerabilidade. O benefício, segundo ele, estaria suspenso, deixando diversas pessoas sem amparo.
A sessão, marcada por decisões controversas e denúncias de abandono de serviços essenciais, escancara o descaso administrativo enfrentado pela população de Almino Afonso-RN.
sexta-feira, 13 de junho de 2025
O ex-prefeito de Almino Afonso-RN e atual deputado estadual Dr. Bernardo Amorim pode ficar inelegível
Almino Afonso-RN: Rádio FM Educativa realiza promoção “Dia dos Namorados”
quinta-feira, 12 de junho de 2025
Câmara Municipal de Almino Afonso-RN definiu os nomes dos vereadores para suas comissões permanentes
A Câmara Municipal de Almino Afonso-RN definiu, conforme estabelecido pelo seu Regimento Interno, os nomes dos vereadores que irão compor as cinco comissões permanentes. Estas comissões são órgãos responsáveis pela análise, discussão e pareceres sobre projetos de lei, emendas e demais proposições legislativas.
A composição das comissões reflete a proporcionalidade entre os blocos parlamentares. Atualmente, o legislativo municipal conta com seis vereadores da base da prefeita e três da oposição. Em todas as comissões, a oposição garantiu a presença de um membro, embora em minoria, com dois vereadores da situação e um da oposição, ficando em voto vencido em cada uma.
As comissões ficaram assim compostas:
1. Comissão de Constituição, Justiça e Redação
Hermeson (Situação)
Dodó (Situação)
Waguinho (Oposição)
2. Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade
Dodó (Situação)
Juninho (Situação)
Kinkim (Oposição)
3. Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo
Jorginho (Situação)
Júnior de Mourão (Oposição)
Hermeson (Situação)
4. Comissão de Obras e Serviços Públicos
Juninho (Situação)
Júnior de Mourão (Oposição)
Godeiro (Situação)
5. Comissão de Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo
Godeiro (Situação)
Jorginho (Situação)
Waguinho (Oposição)
terça-feira, 10 de junho de 2025
Escola Estadual em Almino Afonso-RN mantém tradicional festa junina
segunda-feira, 9 de junho de 2025
Tradição e Fé: Festa de São João será realizada na Capela de São João Batista, no Sítio Três Altos, em Almino Afonso-RN
A comunidade rural do Sítio Três Altos, em Almino Afonso-RN, já está em contagem regressiva para mais uma edição da tradicional Festa em Honra a São João Batista. Este ano, a celebração acontecerá entre os dias 20 e 24 de junho, na Capela de São João Batista, e promete reunir fé, cultura e muita animação.
A programação tem início no dia 20/06 (sexta-feira), com a realização de uma missa solene de abertura, marcando o início oficial das festividades. O ponto alto da festa acontece no dia 23/06 (domingo), com o Arraiá Festivo. Também, na parte social haverá Leilão (20/06), funcionamento de barracas com comidas típicas, sorteio de balaio junino e um bingo de um liquidificador (24/06).
O encerramento será no dia 24/06 (terça-feira), dia de São João Batista, com uma procissão, seguida por outra missa solene, reafirmando a fé e a devoção do povo sertanejo ao santo.
A comissão organizadora convida todos e todas a participarem deste momento especial, que une tradição, religiosidade e cultura popular nordestina.
Participe! A festa é feita com muito carinho para acolher toda a comunidade.
Maioria católica e crescimento dos sem religião marcam perfil religioso de Almino Afonso-RN, segundo Censo do IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última sexta-feira (06/06/2025) os dados do Censo Demográfico 2022 com um retrato inédito e detalhado sobre a religião em cada município brasileiro. Em Almino Afonso-RN, a fé católica ainda predomina - e com folga.
De acordo com os dados, 80,11% dos moradores se declararam Católicos Apostólicos Romanos, número bem acima da média nacional, que ficou em cerca de 51%. O dado mostra que, embora o catolicismo esteja em queda em boa parte do país, a tradição religiosa ainda é forte no município de Almino Afonso-RN.
As religiões evangélicas, que cresceram em todo o Brasil e representam mais de 30% da população nacional, em Almino Afonso-RN somam 12,1% dos fiéis - número expressivo, mas abaixo da média brasileira. A cidade também apresenta um número crescente de pessoas que se dizem sem religião, que representam 6,51% da população local. No Brasil como um todo, esse grupo chegou a 8% em 2022.
Outras religiões aparecem com percentuais bem menores: espíritas são 0,12%, adeptos da Umbanda e Candomblé somam 0,07%, e outras crenças - como religiões orientais, neopagãs ou movimentos independentes - representam 1,07%. Curiosamente, ninguém declarou seguir tradições indígenas no município, e também não houve registros de pessoas que não sabiam ou preferiram não responder sobre sua religião.
Panorama nacional em contraste
O Brasil como um todo vive um cenário de diversificação religiosa, com a queda do número de católicos, o crescimento dos evangélicos e um aumento gradual dos que se identificam como sem religião. Almino Afonso-RN, porém, mostra um perfil mais tradicional, mantendo a hegemonia católica e uma presença evangélica menos expressiva em relação ao panorama nacional.
Esse retrato religioso não é apenas uma estatística: ele ajuda a entender as raízes culturais da cidade, as manifestações populares, as festas religiosas e até os valores que influenciam o cotidiano dos moradores.
Almino Afonso-RN: Chuva 2025
domingo, 8 de junho de 2025
Sessão movimentada na Câmara Municipal de Almino Afonso-RN tem protestos, convites para festas e votações importantes
A última sessão da Câmara Municipal de Almino Afonso-RN foi marcada por intensa participação popular e diversas deliberações legislativas de grande relevância. Moradores da Rua Luiza Carlos, localizada no Bairro Francisco de Souza Nunes, compareceram em número expressivo para denunciar a fedentina persistente na localidade e solicitar providências urgentes por parte do poder público.
Além das reclamações dos moradores, a tribuna popular também foi utilizada pelas senhoras Carla, do Sítio Três Altos, e Elizângela Nunes. Ambas convidaram os vereadores e toda a população para prestigiar eventos tradicionais do município que acontecerão ainda neste mês: a festa em homenagem a São João e a tradicional "Cristo Vive/2025".
No campo legislativo, os vereadores aprovaram, em primeiro turno, uma emenda à Lei Orgânica do Município que estabelece novo período para a eleição da Mesa Diretora da Câmara após o término do primeiro biênio. Com a mudança, a eleição deverá ocorrer entre os dias 1º de novembro e 15 de dezembro do ano subsequente.
Ainda na mesma sessão, foi aprovado um decreto legislativo que anula a eleição antecipada da nova Mesa Diretora realizada em 1º de janeiro de 2025 para o biênio 2027/2028, na qual havia sido eleito o vereador Hermeson Amaral como presidente. A anulação atende a uma recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).
Outro ponto de destaque foi a aprovação, em segundo turno, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026. Durante a votação, o vereador Waguinho fez uma declaração de voto, solicitando que a próxima LDO contemple a possibilidade de apresentação de emendas impositivas pelos vereadores, conforme previsto na Constituição Federal.
Em seguida, o vereador Júnior de Mourão apresentou uma indicação solicitando à prefeita municipal a criação de um centro de velório na cidade. Segundo o parlamentar, há frequente demanda por parte de ex-moradores que desejam ser velados em sua terra natal, enfrentando, no entanto, dificuldades logísticas para isso. Júnior também pediu para que a prefeita Dra. Jéssica Amorim (MDB) contrate um terapeuta ocupacional para acompanhar as pessoas autistas, principalmente as crianças e, por fim, solicitou retorno do atendimento pediátrico no município.
Por fim, o vereador Quinquinho de Tamim destacou a atuação exemplar do comandante do Pelotão da Polícia Militar local, o senhor César. O elogio se dá em razão da rápida resposta do militar a pessoas que procuram aquela delegacia e citou, como exemplo, um caso de furto de animal que repercutiu não apenas em Almino Afonso-RN, mas também no vizinho estado da Paraíba.