segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Almino Afonso/RN

O ouro está aí!
 
Diz a lenda!!!

Retrospectiva 2012


Almino Afonso/RN

Em primeiro de janeiro deste ano (2012), com o objetivo de noticiar os acontecimentos do nosso município, nasceu este noticioso.

Educação:

Apesar do Governo Federal ter doado dois ônibus escolares para o nosso município, ainda temos estudantes (crianças) sendo transportadas em carroças para assistirem aulas no município vizinho de Rafael Godeiro/RN. Essas crianças residem nos sítios Alegria e Caraúba Torta. 

Essa situação ocorre devido a falta de compromisso das "autoridades" com o nosso ensino - educação -, pois se esse compromisso existisse, não teríamos tantas escolas (em torno de dez) fechadas na nossa zona rural.

 
Para complicar mais, o nosso triste ensino - educação -, ainda deixaram fechar a nossa mais antiga escola, a Escola Estadual Clodomir Chaves (foto). Lá estão lotadas muitas pessoas que fazem oposição política ao atual grupo político, que está no poder executivo local (os "Abéis").  
 
O telecentro de informática que é mantido pela Câmara de vereadores está fechado, isso faz muito tempo. O telecentro fica nos fundos da sede da nossa Câmara Municipal (foto).
 


Saúde:

Continua nas mãos dos "Abéis". O mesmos não tiveram interesse na saúde preventiva. 

Agricultura:

Continua à espera de Deus. Cada um que se vire, pois não existe interesse das "autoridades" em melhorá-la. A seca está dizimando nossos rebanhos. As estradas vicinais continuam em péssimas condições. Devido a isso, muitas comunidades rurais estão isoladas da sede do município.

Obras:

Podemos constatar que as que são do nosso conhecimento estão inacabadas: Cito-as: Esgotamento Sanitário, Campo de Futebol do Bairro Francisco Godeiro Carlos (Açude), Acesso ao Monte São José, UBS do Bairro Francisco de Souza Nunes (Estação), Adutora do Sítio Caetano, Praça na entrada da cidade (de frente a casa de Welington Gomes), açougue, abatedouro (foto), Creche...

 
Segurança:

Além de assassinar pessoas em plena via pública, os bandidos assaltaram e furtaram pessoas, comércios e empresas (Correios, por exemplo) sem serem incomodados. A foto mostra um animal (jumento) pastando em frente a delegacia de polícia cívil de Almino Afonso/RN.
 
Política:

Tivemos quatro candidatos a prefeito e vice-prefeito. Cito-os:
Lawrence/Isauro, Zeca/Diego, Godeiro/Dilma e Cleilson/Antônio Fernandes.

Essa foi a eleição mais fácil para o grupo dos "Abéis" - que é liderado pelo médico Bernardo Amorim (foto) -. Prova disso é que o mesmo reelegeu o prefeito e vice-prefeito (Lawrence e Isauro) e os sete vereadores que estavam na disputa (Dodó, Zé Aderson, Metu, Chico de Cilda, Celinho, Jorginho e Júnior de Mourão).

A Lei da Fidelidade partidária também incomodou  nossos políticos detentores de mandatos, que mudaram de partido, ou seja, todos foram a julgamento pelo TRE/RN. Foram eles: O prefeito Lawrence, o vice-prefeito Isauro, os vereadores Metu, Jorginho, Celinho, Chico de Cilda, Fi de Zé Buchudo e Godeiro. Fi de Zé Buchudo e Godeiro foram considerados pelos Juízes do TRE/RN como infiéis. Fi, que recorreu ao TSE, teve seu mandato de volta, enquanto isso, Godeiro aceitou a situação de infiel. O primeiro suplente de vereador Algusto Queiroz foi empossado até o retorno do vereador Fi. 
 
Eventos:

Apesar de ser realizado no Mercado Público Central (foto), o nosso carnaval ainda foi privado. Ninguém esqueceu que teve que pagar para ter direito a uma mesa e cadeiras etc. 

Os feirantes tiveram o mercado de volta.
 
 
Ausentes:

O prefeito, o vice-prefeito, o Padre, o Delegado, o Juíz, o Promotor e três vereadores (Dodó, Jorginho e Tatá), todos residem em outros municípios (Mossoró/RN, Natal/RN, Catolé do Rocha/PB e Frutuoso Gomes/RN). 
 
Som:

Continua insuportável o volume do som da nossa Igreja Matriz.
Igreja Matriz 

Nosso comérco:

A prefeitura continua comprando fora do nosso município.
 
Personalidades:
 
 
Danilo Bezerra Vieira (estudante de Jornalismo da UFRN)
 
 Aurinilton Leão Carlos Sobrinho (Promotor de Justiça)

Convite de Posse


Hoje (31/12) é dia de São Silvestre I

 
A Igreja deixou de sofrer as sanguinárias perseguições e saiu da clandestinidade, no século IV, sob o império do imperador bizantino Constantino, que se converteu à fé em Cristo. Desse modo, o cristianismo se expandiu livremente, tendo no comando da Igreja um papa à altura para estruturá-lo como uma organização eclesiástica duradoura. Era Silvestre I, um romano eleito em 314. Tanto assim que sobreviveu a muitas outras turbulências para chegar, triunfante, ao terceiro milênio.
Embora o imperador Constantino tenha deixado florescer a semente plantada pelos apóstolos de Jesus, após anos de perseguições e ter feito tantos mártires, o cristianismo ainda não estava em completa paz. Até o imperador convertido foi convocado para ajudar a manter a paz da Igreja, e ele obedeceu ao papa Silvestre I. Quando irrompeu o cisma na África, o imperador usou sua autoridade para manter a paz, inclusive para o Império. Além disso, foi orientado a ser o autor da convocação do Concílio de Nicéia, o primeiro da Igreja, em 325, no qual a Igreja de Roma saiu vencedora, aprovando o credo contra a heresia ariana.
Tudo isso acontecia com o papa Silvestre I já bem idoso. Como não agüentaria a viagem, mandou representantes à altura para que a Igreja se firmasse no encontro: o bispo Ósio, de Córdoba, e mais dois sacerdotes assessores. Como havia harmonia entre o papa e Constantino, a Igreja conseguir bons resultados também no sínodo. Recebeu um forte apoio financeiro para a construção de valiosos edifícios eclesiásticos, que também marcaram o governo desse papa.

A construção mais importante, sem dúvida, foi a basílica em honra de são Pedro, no monte Vaticano, em Roma. O local era um antigo cemitério pagão, o que fez aumentar muito a importância e o significado de a construção dedicada a Pedro ter sido feita ali. Quem descobriu isso foi o papa Pio XII, comandando escavações no local em 1939. Outra foi a Basílica de São Paulo Extra-Muro, e também a dedicada a são João, em Roma.

Também por causa de Silvestre, Constantino patrocinou à Igreja um ato histórico e de muita relevância para a humanidade e o catolicismo: doou seu próprio palácio Lateralense, para servir de moradia para os papas, e toda a cidade de Roma e algumas outras vizinhas para a Igreja. Mas esses atos não ocorreram porque Constantino tinha-se convertido ou por interferência de sua mãe Helena: o grande mérito se deve ao trabalho do papa Silvestre I. Podemos analisar melhor com a atitude de Constantino, que nunca se deixou batizar. A conversão total veio no leito de morte, quando pediu o batismo e recebeu a comunhão. Constantino está, agora, incluído no livro dos santos, ao lado de sua mãe.

Quanto ao papa são Silvestre I, morreu em 335, depois de ter permanecido no trono de Pedro durante vinte e um anos, e produzido tantos e bons frutos para o cristianismo. No ano seguinte ao da sua morte, começou a ser dedicada a são Silvestre uma festa no dia 31 de dezembro, enquanto, no Oriente, ele é celebrado dois dias depois.

Corregedor será mais rigoroso com juízes

O corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, decidiu aumentar a fiscalização sobre o expediente dos magistrados e combater os chamados juízes TQQ – que aparecem nas comarcas para trabalhar apenas às terças, quartas e quintas-feiras. Ele também apresentará ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) uma resolução proibindo o patrocínio de empresas privadas a eventos do Judiciário, prática comum em congressos da magistratura. Falcão vai ainda acelerar o julgamento de juízes acusados de desvio de conduta.

domingo, 30 de dezembro de 2012

No Brasil!

Carrapato

Carnaval 2013

 
Em Almino Afonso/RN o carnaval do próximo ano (2013) está garantido, isso é possível porque a sua realização - apesar de ser realizado no mercado público - não depende do poder público, ou seja, o evento é privado. Sempre privado...

Ágil para cobrar, lento para servir


Dificuldades enfrentadas por cidadãos para serem atendidos pelo poder público contrastam com a destreza do setor para arrecadar, informa Lourival Sant'Anna. É como se existissem dois braços: o que cobra é digital; o que entrega é analógico.

Consumidor dá calote de R$ 44 bilhões


O crédito fácil, que impulsionou o cres­cimento do País até 2010, se transformou em calote recorde de R$ 44,2 bi­lhões em bancos, financeiras e no car­tão de crédito, quase o dobro de dois anos atrás. A ressaca só não é pior porque ao menos 15 milhões de inadimplentes renegociaram dívidas. Só no setor de carros, o calote chega a 5,6% dos contratos. Para especialistas, o problema deve durar até 2014.

sábado, 29 de dezembro de 2012

No Congresso, a profecia maia já se materializou

Fique atento

 Máquinas trabalham na duplicação da via que leva a Tibau  (Crédito Carlos Costa)
Todo cuidado é pouco ao trafegar na RN-013 que dar acesso ao município de Tibau/RN, pois a mesma está em obras.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Ano Semi-novo!

Três irmãos

Eram 3 irmãos: o Pum, o Calaboca, e o Respeito.
 
O Pum cometeu um crime e foi preso e o Calaboca e o Respeito foram soltá-lo da cadeia. O Respeito tinha medo da delegacia e então ficou na esquina e o Calaboca entrou.
O delegado logo perguntou…
- Qual é o seu nome:
- Calaboca.
- Uai. Cadê o Respeito?
- Ficou na esquina.
- O que você veio fazer aqui?
- Soltar o Pum.

Hoje (27/12) é dia de São João

 
É muito difícil imaginar que esse autor do quarto evangelho e do Apocalípse tenha sido considerado inculto e não douto. Mas foi dessa forma que o sinédrio classificou João, o apóstolo e evangelista, conhecido como "o discípulo que Jesus amava". Ele foi o único apóstolo que esteve com Jesus até a sua morte na cruz.

João era um dos mais jovens apóstolos de Cristo, irmão do discípulo Tiago Maior, ambos filhos de Zebedeu, rico pescador da Betsaida, e de Salomé, uma das mulheres que colaboravam com os discípulos de Jesus. Assim como seu pai, João era pescador, e teve como mestre João Batista, o qual, depois, o enviou a Jesus. João, Tiago Maior, Pedro e André foram os quatro discípulos que mais participaram do cotidiano de Jesus.

Costuma ser definido, entre os apóstolos, como homem de elevação espiritual, mais propenso à contemplação do que à ação. Apesar desse temperamento, foi incumbido por Jesus com o maior número de encargos, estando presente em quase todos os momentos e eventos narrados na Bíblia. Estava presente, por exemplo, quando ressuscitou a filha de Jairo, na Transfiguração de Jesus e na sua aflição no Getsêmani. Também na última ceia, durante o processo e, como vimos, foi o único na hora final. Na cruz, Jesus, vendo-o ao lado da Virgem, lhe confiou a tarefa de cuidar da Mãe, Maria.

Os detalhes que se conhece revelam que, após o Pentecostes, João ficou pregando em Jerusalém. Participou do Concílio de Jerusalém, depois, com Pedro, se transferiu para a Samaria. Mas logo foi viver em Éfeso, na companhia de Nossa Senhora. Dessa cidade, organizou e orientou muitas igrejas da Ásia. Durante o governo do imperador Domiciano, foi preso e exilado na ilha de Patmos, na Grécia, onde escreveu o quarto evangelho, o Apocalipse e as epístolas aos cristãos.

Diz a tradição que, antes de o imperador Domiciano exilar João, ele teria sido jogado dentro de um caldeirão de óleo fervente. Mas saiu ileso, vivo, sem nenhuma queimadura. João morreu, após muito sofrimento por todas as perseguições que sofreu durante sua vida, por pregar a Palavra de Deus, e foi sepultado em Éfeso. Tinha noventa anos de idade.

O evangelho de João fala dos mistérios de Jesus, mostrando os discursos do Mestre com uma visão mais aguçada, mais profunda. Enquanto os outros três descrevem Jesus em ação, João nos revela Jesus em comunhão e meditação, ou seja, em toda a sua espiritualidade. Os primeiros escritos de João foram encontrados em fragmentos de papiros no Egito, por isso alguns estudiosos acreditam que ele tenha visitado essas regiões.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

De Barbosa para Dirceu!

E-mail recebido

Caro administrador do blogger Agora Almino afonso informa!
Venho através deste  e-mail   informar  ao dono deste blogger que a publicação feita citando o meu nome não é verdadeira, não tenho interesse  nenhum   de ser secretária  a nada em Almino Afonso e que nunca foi cogitado tal assunto com o prefeito eleito ou  políticos de Almino Afonso. Essa matéria é sem fundamentação nenhuma.  Por favor, faça uma justificativa é publique no mesmo, pois não quero meu nome em fofocas. Procurem postar matérias verdadeiras.
 
Lenira Souza

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Portão aberto


O mercado público municipal de Almino Afonso/RN foi construído com dois portões e cada ponto de comércio (mercearias, bodegas etc) tinha portas que davam acesso ao barracão. Com o passar do tempo, esses comerciantes, por motivo de segurança, passaram a tapar essas portas. Sem ser mais usado pelos feirantes, a parte interior do nosso mercado (barracão) passou a ser palco para festas (carnaval, datas comemorativas, aniversários etc). Com isso, o então prefeito José Fernandes Carlos, achou por bem fechar um dos portões para ali construir banheiros. Com a volta dos feirantes ao mercado, o prefeito Lawrence está prometendo que vai reabrir o referido portão. Aguardemos.

Mudanças


O prefeito reeleito pelo município de Almino Afonso/RN fará mudanças no seu secretariado a partir de janeiro de 2013. Lawrence Amorim (foto) quer secretários(as) mais atuantes. É dado como certo que a professora Lenira (filha de Janduval Moura) assumirá a secretaria de Educação. É dado como certo, ainda, que todos os servidores da educação que estão cedidos a outros órgãos voltarão às suas funções, principalmentes os(as) professores(as). Só não se fala daqueles(as) que moram fora e ganham...

Fraudes reduzem equipes do Saúde da Família


Em 2012, o Ministério da Saúde descredenciou, em média, 632 equipes do programa Saúde da Família por mês. Em 2011, tinham sido afastadas 444 equipes e, em 2010, 342. A principal irregularidade é o descumprimento da carga horária mínima por enfermeiros e médicos. Mas há também casos de falta de materiais e equipamentos e de equipes incompletas. Nas cidades mais organizadas, cada equipe atende a 2.500 pessoas, mas algumas põem 4 mil sob responsabilidade de cada grupo, prejudicando o atendimento preventivo.

De R$ 622,00 para R$ 678,00

A partir de janeiro de 2013, o salário mínimo passará de R$ 622,00 (seiscentos e vinte e dois) reais para  R$ 678,00 (seiscentos e setenta e oito) reais. Portanto, um aumento de R$ 56,00 (cinquenta e seis) reais.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

SERTÃO, SER TÃO ENGANADO !!!!


O Nordeste está sendo enganado. A mídia nacional nos passa uma informação de que tudo, no sertão, será resolvido com a transposição e, não é verdade, ela não contemplará a Zona Rural Nordestina.

O sertão precisa de AÇUDE, CACIMBÃO, POÇOS E BARRAGENS. A transposição será um complemento (seja bem vinda) para amenizar/acabar com a falta d’água nas cidades nordestinas (algumas) e nós, do campo, ficaremos sem ser beneficiados pela transposição.

Essas imagens de mata branca (caa = mata / tinga = branca) continuarão em períodos do segundo semestre/anualmente e gado morto, açudes pequenos vazios... continuaremos vendo !

Temos chuva todo ano em maior ou menor quantidade pluviométrica e o que precisamos é de AÇUDES de pequenos, médio e grande porte para armazenar a água e impedí-la que nos deixem e corram para o mar.

Num toque de mágica o governo constrói estádios para 4 jogos e não constrói açudes para resolver a falta d’água no nordeste para seus filhos. Será que moramos numa pátria amada para os ricões, corruptos, maus gestores...

Dilma, PT, aliados, peguem a mesma caneta que salva banqueiros, libera dinheiro para a copa... e sei que vocês não são santos mas podem salvar o nordeste da miséria secular a qual está submetido .

Somos, também, filhos desta Pátria Mãe Gentil para uns e outros não!

Ser a sexta economia do mundo e conviver com a falta d’água no país que mais tem água no mundo é uma grande contradição. Pegue nosso dinheiro e faça AÇUDE, CACIMBÃO, POÇOS, BARRAGEM antes que tudo deságue em uma cachoeira de corrupção!



Prof. Geilson Carlos

A seca e os supersalários

 
Políticos de municípios do sertão nordestino, onde a população está arrasada pela seca, aprovaram reajustes de até 272% nos subsídios de prefeitos e vereadores que tomarão posse no dia lº de janeiro.

Crédula!

http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/files/2012/12/AmorimDilma.jpg

Sem estudo e na informalidade


Em vez de buscar a qualificação, a juventude abandona as salas de aula para garantir um salário, mesmo que em funções sem carteira assinada. Para piorar, um quarto dela tem jornada de mais de 45 horas.