terça-feira, 11 de novembro de 2025

Educação de Almino Afonso-RN cria Comissão Municipal para análise dos resultados da PARC e do CNCA-CAEd

Secretária Municipal de Educação Maria Widéilma Campos Belo

A Secretaria Municipal de Educação de Almino Afonso/RN, sob a gestão da secretária Maria Widéilma Campos Belo, instituiu oficialmente a Comissão Municipal de Avaliação dos Resultados da PARC e do CNCA-CAEd. A criação foi formalizada por meio de portaria publicada no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte, edição de 10 de novembro de 2025.  

A iniciativa tem como principal objetivo analisar, interpretar e utilizar pedagogicamente os resultados obtidos pelos estudantes do município nas avaliações da PARC (Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração) e do CNCA-CAEd (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada). A ação busca promover uma educação mais qualificada e equitativa, com base em dados diagnósticos que orientem a recomposição das aprendizagens e a melhoria dos indicadores educacionais.

De acordo com a portaria, a Comissão será responsável por: Analisar os resultados das avaliações aplicadas; elaborar relatórios diagnósticos e propor estratégias pedagógicas para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem; divulgar os resultados junto às escolas e à comunidade escolar e acompanhar a execução das ações pedagógicas, monitorando seus impactos no desempenho dos alunos.

A Comissão será presidida pela professora Maria Claúdia Alves do Nascimento, articuladora municipal do CNCA, e contará com a participação de educadores e técnicos da rede municipal, entre eles: Maria Widéilma Campos Belo, Rizomeires Fernandes de Souza, Irenice Tomaz Amaral Almeida, Leandro César Câmara, Auréa Ferreira Suassuna, Daniele Martins da Silva e Marcos Paulo da Silva Cavalcante.

Segundo a secretária Maria Widéilma Campos Belo, “a criação dessa comissão reforça o compromisso da gestão municipal com a qualidade da educação e com o uso dos resultados das avaliações externas como ferramenta para planejar e aprimorar as práticas pedagógicas”.

A comissão deverá reunir-se periodicamente para discutir os resultados e definir estratégias em parceria com as escolas, buscando assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas na idade certa e com o apoio necessário para avançar em seu aprendizado.