domingo, 8 de julho de 2012

Aurino Carlos da Silva - segundo prefeito eleito pelo município de Almino Afonso/RN

Aurino Carlos da Silva nasceu no Sítio Umarizeira, município de Almino Afonso/RN, no dia 22 de novembro de 1911 e faleceu em 15 de junho de 1965. Era filho do senhor Antônio Carlos da Silva e da senhora Helena Godeiro Carlos e foi casado com a senhora Alvanir Leão Carlos. Estudou apenas até o início do curso ginasial. Exerceu as atividades de comerciante e agropecuarista. Foi vice-prefeito e Presidente da Câmara de Vereadores do município de Patu-RN, quando o prefeito era o senhor Lauro Maia (falecido no exercício do mandato, em 1954).
Não obtendo sucesso em seu primeiro pleito eletivo para prefeito do município de Almino Afonso-RN, o senhor Aurino Carlos da Silva voltou a disputá-lo nas eleições de 04 de outubro de 1959, obtendo 1.236 (mil duzentos e trinta e seis) votos (73,79 %). Dessa vez, contava com o apoio do senhor Carlos Teixeira de Lira, candidato a vice-prefeito, votado por 1.144 (mil cento e quarenta e quatro) eleitores. Na chapa adversária, estava o senhor Sales Diniz Leite, candidato a prefeito, o qual obteve 439 (quatrocentos e trnta e nove) votos e contou, na ocasião, com o apoio do senhor Francisco da Silveira Barros, candidato a vice-prefeito, que obteve 503 (quinhentos e três) sufrágios.
Eleitos, os senhores Aurino Carlos da Silva - Prefeito - e Carlos Teixeira de Lira - Vice-Prefeito - foram empossados no dia 31 de janeiro de 1960, para um mandato que se encerraria no dia 30 de janeiro de 1965. Ao assumirem, já encontraram uma Câmara composta por vereadores eleitos em pleito realizado no dia 03 de outubro de 1958 e empossados no dia 31 de janeiro de 1959, para um mandato que se findaria em 31 de janeiro de  de 1963. Essa nova Câmara era composta dos seguintes edis: Petronilo Augusto de Paiva (primeiro Vice-Presidente); Alfredo Xavier da Silva (Segundo Vice-Presidente); Francisco da Silveira Barros (Primeiro Secretário); José Alexandrino de Lima (Segundo Secretário); Agácio Carlos de Amorim; Antônio Carlos de Paiva; Antônio Maia dos Santos; Nestor Rodrigues de Oliveira; Pedro de Paiva e Raimundo Pedro Benevides. Os vereadores Raimundo Pedro Benevides, Francisco da Silveira Barros e Alfredo Xavier da Silva renunciaram aos mandatos, sendo substituídos pelos suplentes João Luiz de Moura, Dulcineu Leite da Silva e Mário Benício Maia.
Por motivos de saúde, o senhor Aurino Carlos da Silva licenciou-se do cargo de Prefeito em 01 de dezembro de 1964, assumindo o cargo o então vice-prefeito Carlos Teixeira de Lira, que ficou até o fim do período do mandato, que ocorreu em 30 de janeiro de 1965. Esse foi, até hoje, o único vice-prefeito de Almino Afonso-RN a assumir o cargo de prefeito do nosso município. Com isso, o Primeiro Vice-Presidente da Câmara Municipal, o senhor José Carlos de Amorim, assumiu, interinamente, a vaga deixada por seu titular, até o dia 30 de janeiro de 1965.
Ainda, em seu mandato, o Povoado Várzea da Caatinga, (hoje Rafael Godeiro) e o Distrito de Olho D'água do Borges-RN foram desmembrados do município de Almino Afonso-RN, nos dias 19 de dezembro de 1963 e 17 de dezembro de 1963, respectivamente. Dessa forma, o nosso município teve a sua área territorial reduzida para 128,03 Km², e sua população diminuiu consideravelmente, resultando, assim, na redução do número de vereadores, pois a composição da Câmara Municipal dependia do número de habitantes do município.

Fonte: ALMINO AFONSO-RN. NOSSA TERRA, NOSSA HISTÓRIA. Livro escrito por Cleilson Carlos.