domingo, 8 de janeiro de 2012

Que venha a chuva

Chuva no sertão é só alegria!!!

É festa no campo. Quem anuncia é o batido da enxada. Chegou a  tão esperada e desejada chuva pelo agricultor (em extinção) e molhou a àrida terra do sertão. Encheu um mar de esperança  de bom inverno  nordestino e levantou o homem do campo mais cedo para bater a enxada e sair com a família para o roçado para cavar a cova (rasa) , plantar sua esperança de fartura e sonhar com melhores dias. Milho, feijão, arroz, ah, e a melancia cortada no roçado!
Pena que, hoje, se levarmos em conta o "antigamente" , temos poucas enxadas trabalhando! O som das enxadas quase que emudeceu em nossa região. São poucos os agricultores que ainda cultivam a terra. Quando chovia, o batido da enxada ecoava por todo sertão, serras e corações de sertanejo! Hoje, elas estão quase que caladas.
O claro do relâmpago entrando pela fresta das telhas, portas e janelas -  o trovão ecoando na serra  - o vento(medo) - o som da chuva no telhado (alguém grita: tire os pintos da chuva, roupas... bote o balde na biqueira!), sem contar com o movimento, dentro de casa para botar bacias e panelas nas goteiras. Tudo é alegria! Os córregos enchendo os açudes e rios. Os açudes sangrando e transbordando de alegria as poucas pessoas que, ainda,  vivem na zona rural. O clap, clep, clop  do chinelo  quando se atola e a gente só consegue ficar com as correias na mão. Que coisa eu fui lembrar! Andar, descalço na terra molhada pela chuva, correr, tomar banho nas biqueiras...Quer massagear seu ego? Ande descalço, depois de uma chuva, na terra molhada.
Já pensou se existisse um medidor de alegria  que registrasse  a sensação emotiva do sertanejo durante uma boa chuva, com certeza explodiria.!
De um ex-presidente dos Estados Unidos: "Se se cercarem o  campo da cidade, nada da cidade ir para o campo e nada do campo ir prá cidade. o campo sobreviverá e as cidades  sucumbirão"   O homem do campo sobreviverá porque a comida está na roça: milho, feijão, ovos, carne, leite, caviar, batata... e o povo da cidade morrerá de fome - vai comer praça, prédio, carro, roupa, esquina...?
Que saiam das gavetas dos engravatados os bons projetos que existem para o pequeno produtor rural com os mesmos benefícios  (proteção) que se dá ao grande latifundiário ou, quem sabe, até com  maior proteção para o minifundiário.
De Lula prá cá vem mudando um pouco! Acelera, Dilma e vamos desfavelizar às cidades - Se não fizer retornar o homem para o campo, pelo menos vamos mantê-los, no campo, os que ainda aqui estão!

"Cio da terra
propícia estação
de fecundar o chão""

Que o sexto país mais rico do mundo (Brasil) divida sua riqueza com todos os brasileiros!

O professor